domingo, 14 de dezembro de 2008

A velhinha do Zoológico...


Observava silenciosamente um hipopótamo quando uma velhinha parou do meu lado. Não olhei pra ela, o hipopótamo estava quase se virando dentro da água e eu estava achando aquilo bastante interessante. De repente a escuto dizer: "e a gente reclamando da vida, isso é puro cativeiro" e saiu andando meio brava. Acho que eu e a velhinha vimos coisas diferentes.
Vendo o hipopótamo girando o corpo de um lado pro outro eu acreditava que ele estava se divertindo, se refrescando sozinho no espaço dele enquanto os outros dois dividiam a outra "piscina", já aquela senhora só viu um bicho preso.
Pergunto-me o que ela esperava ver no zoológico. Ela deveria ter ido ao Zoo Simba então, onde os animais ficam soltos.
Mesmo assim, não tiro a razão dela, eles estão sim, presos em cativeiro. Mas quanto a pensar que aquilo é pior do que estar lá fora na África? Lá eles não precisam disputar território, preocuparem-se em serem atacados por jacarés, ou serem vítimas de outros animais, nem em procurar comida ou como vão se virar se estiverem machucados. Eles tem várias pessoas trabalhando apenas para o bem-estar deles, isso é mais do que muitos humanos tem.
Alguns animais lá dentro do zoo parecem tristes sim, como aquele lobo europeu preso sozinho, algumas aves em espaço confinado. Mas, o hipopótamo parecia bastante feliz, não só ele, como os chimpanzés, as várias espécies de cisnes, marrecas(?), algumas aves de rapina que tem um espaço enoooooooooooooorme a sua disposição, as araras e os ursos.
O hipopótamo, porém, era ontem o animal mais feliz daquele lugar, pena que não conseguiu se virar...

Um comentário:

  1. Não gosto de zoológico da mesma forma que não curto circos. Sim, são diferentes e concordo que muitos animais vivem melhor num zoo que na natureza... mas não é o lugar dele.

    Ainda mais depois que vi "Happy Feet" rsrs

    Beijocas.

    ResponderExcluir